sábado, agosto 27, 2005

Something to believe in

And I feel like I just got home


Nesses últimos dias eu fui confrontado algumas vezes com minhas crenças religiosas de diversas maneiras. Isso, no fundo, acontece na minha vida desde sempre. Estudei por sete anos em um colégio de irmãs franciscanas e tive aulas de religião em todos os anos. Em casa, meus pais sempre estiveram mais ligados em coisas mais ocultas e, de certa maneira, mais fantásticas. Com o tempo, o lado católico ganhou mais força com minha madrinha e minha avó juntando-se a ele. Muito provavelmente por isso, eu sai tão cético e racional como sou.

Longe de mim dizer quem está certo ou errado nisso tudo. Tem coisas que eu acho mais provaveis, outras que eu acho menos provaveis. Coisas que eu entendo como sendo metáforas e coisas que eu não entendo mesmo como podem ser acreditadas. Mas sei que em tudo tem isso e não sou, nem de muito longe, senhor de qualquer verdade maior. Mas acontece que eu realmente me interesso por essas coisas. Gosto de aprender sobre elas porque as pessoas realmente acreditam nelas e porque elas tentam explicar algumas das grandes questões.

Nesses últimos dias eu pude entender um pouco mais sobre os mormons, sobre budismo e sobre outras coisas que não são encaradas como religião, mas os que acreditam nisso beiram a fervorosidade de beatas quando falam sobre o assunto. Falta muito para que eu possa dizer que entendo alguma coisa sobre qualquer um deles, mas mesmo assim, gostei de ter tido este contato.

De qualquer modo, o que me intriga mais nas pessoas que escolhem seguir uma religião é como se pode seguir tão fielmente as doutrinas de alguma coisa que não irá ter punição certa? Como se pode deixar de lado os fatos e as descobertas científicas e acreditar de olhos fechados em algo que pode ser encarado como uma história fantástica ou épica? Ou principalmente, como se encontrar em alguma religião e sentir algo como aquela sensação de se estar em casa nela, sabendo que aquilo que se acredita é o correto para você, sem dúvidas, sem encanações?

If you take home anything
Let it be your will to think
The more cynical you become
The better off you'll be